sábado, 1 de junho de 2013

Alfabeto Herético

As armadilhas de Satanás de A à Z
Animismo
Conhece-se por esse nome a teoria formulada pelo antropólogo inglês Sir Edward B. Tylor em sua obra Primitive Culture (1871, A cultura primitiva)., é a primeira grande etapa da evolução do pensamento religioso, que indefectivelmente continua pelo politeísmo até culminar no monoteísmo. Para Tylor, a origem da noção de alma está nas experiências do adormecimento, da doença, da morte e, sobretudo, dos sonhos, que levam a imaginar a existência de um “duplo” insubstancial do corpo. Esse princípio da vida e do pensamento pode atuar com independência e até sobreviver ao corpo depois de sua morte. A crença em que a alma perdura explica o culto aos mortos e aos antepassados. O deus sol, a divindade lunar, o trovão, a montanha sagrada, os espíritos da água, do fogo, do vento… A crença de que fenômenos e forças da natureza são capazes de intervir nos assuntos humanos constitui o fundamento de todas as idéias religiosas consideradas animistas.
Refutação bíblica: Is 43.10 e Dt 6.4.

Bramanismo
Surgiu na Índia 4 séculos antes de Cristo. A doutrina original pode ser resumida em cinco princípios, dos quais decorrem as demais diretrizes: 1) Um Deus único com tríplice manifestação(Trindade Divina) - "O ser supremo que se imola a si próprio e se divide para produzir a vida universal". 2) A natureza eterna do mundo -"Ele sempre foi e sempre será. O mundo e os seres saídos de Deus voltam a Ele por uma evolução constante". 3) A Reencarnação - "Há uma parte imortal do homem que é aquela, ó Agni, que cumpre aquecer com teus raios, inflamar com teus fogos. De onde nasceu a Alma? Umas vêm para nós e daqui partem, outras partem e tornam a voltar". 4) O Carma - "Se vos entregardes aos vossos desejos, só fareis condenar-vos a contrair, ao morrerdes, novas ligações com outros corpos e outros mundos". 5) O nirvana - "Estado de não desejo". O mais puro e íntegro da alma, livrando-a em definitivo da roda das encarnações. Considerado o coroamento perfeito.
Refutação bíblica: Jo 1.9; Hb 1.8; Jo 1.3-4; Jo 9.5; Jo 11.25; Hb 2.3; Jo 8.24 e Mt 16.16.

Ciência Cristã
  A Ciência Cristã é uma mistura de filosofia, sistema de cura e religião, fundada por Mary Baker Eddy(foto). Para a ciência cristã, Jesus era simplesmente uma ideia, "o resultado da consciente comunhão de Maria com Deus". Nega a realidade da morte e ressurreição de Jesus. Ensina que a segunda Vinda de Cristo é o despertar de um sono enganoso para dar-se conta da verdade. Os fundamentos básicos de todo o sistema descansam sobre o conceito panteísta de Deus, isto é, que Deus é tudo e tudo que existe: Deus é tudo em tudo. Se Deus é tudo o que existe, então só existe o bem. Isso todos nós sabemos que não é verdade. É considerada a religião dos artistas de Hollywood.
Refutação bíblica: Hb 1.1; Lc 1.30-35; Mt 1.18-23; Jo 1.1,18; Hb 13.8; 1Co 15.3-6; At 1.11; 1Ts 4.16-17 e Mt 24.23-31,36-44.

Docetismo
  Heresia relacionada à Doutrina de Cristo(Cristologia). Apregoa que Cristo não foi humano ou que não assumiu forma humana, mas apenas foi parecido com os humanos, porque seu corpo era um fantasma. A essência dessa doutrina baseia-se na noção do dualismo, que vem da filosofia grega.
Refutação bíblica: 1Jo 4.2-3; Mt 3.16-17; Mt 10.32-33; Mt 11.25; Jo 11.41-42; At 7.56; Jo 14.15-17,26; Jo 16.7.


Esoterismo
  A palavra esoterismo, do grego esotéricos, é sinônimo de ocultismo e está relacionada com a doutrina que se oculta das pessoas no geral e se revela apenas aos iniciados, em contraposição esoteria(externa ou pública). O esoterismo propõe a junção das verdades contidas nas ciências ocultas e nas religiões, as quais visam em diversos aspectos, pretensamente trazer para os seres humanos que a buscam, o auto-conhecimento. As artes do tarô, da numerologia, da quiromancia e da astrologia que fazem parte do esoterismo, tentam desvendar o futuro.
Refutação bíblica: Lv 19.31; Dt 18. Is 8.19; Sl 34.18; 119.151; 145.18; Is  50.8-9; Jr 29.13 e Fp 4.5.
   
Fetichismo
Fetiche é o objeto animado e inanimado, feito pelo homem ou produzido pela natureza, ao qual se atribui poder sobrenatural e se presta culto. Já o amuleto é a "designação genérica de diferentes objetos aos quais se atribui a virtude mágica de guardar ou proteger quem os porta. Usados tradicionalmente para afastar o azar e trazer sorte". Genericamente, as superstições podem ser classificados como religiosas, culturais e pessoais.
Refutação bíblica: 1Co 6.19; Ef 1.13; Jo 1.12; Rm 8.17; Rm 5.9; 1Ts 1.10; 4.16-17; Ap 3.10 e Jo 8.32-36.


Gnosticismo
Termo derivado do grego gnosis(conhecimento). Os gnósticos defendiam que a posse de conhecimentos secretos tornava-os superiores as cristãos comuns. A ideia do gnosticismo é uma cosmovisão dualista. O supremo Deus Pai emana do mundo espiritual "bom". A partir Dele procederiam sucessivos seres finitos(éons). Quando um desses(Sofia) deu à luz a Demiurgo(deus criador), ele criou o mundo material "mau", juntamente com todos os elementos orgânicos e inorgânicos que o constituem.
Cristão gnósticos, como Marcião(160 d.c) e Valentim, ensinavam que a salvação vem por meio de um desses éons. Cristo se esgueirou através dos poderes das trevas para transmitir o conhecimento secreto(gnosis) e libertar os espíritos da luz, cativos no mundo material terreno, para conduzi-los ao mundo espiritual mais elevado. Os gnósticos acreditavam que o mal estava ligado à matéria. gnosticismo é um fenômeno complexo, que assumiu uma grande variedade de configurações.
Refutação bíblica: Sl 33.6; Pv 3.19; 8.22-36; e Cl 1.26-27; 2.2-3; 4.3.

Horóscopo
É a arte de elaborar horóscopo. É a tentativa de adivinhar ou prognosticar, que consiste em predizer eventos futuros ou descobrir coisas secretas por meio de comunicação direta ou por sinais e agouros.  A curiosidade, portanto, leva muitos a consultar sobre sua sorte., porém recordemos que a Bíblia condena severamente a adivinhação e a prognosticação. Deus as proíbe e as classifica entre as abominações pagãs e o castigo para os seus praticantes hebreus era a morte.
Refutação bíblica: Lv 19.26,31; Is 47.13-14; dt 4.19; 2Rs 23.5 e Jr 8.2.


Intuição
Do ocultismo e da teoria, trata-se do processo de racionalização baseada não em conceitos empíricos(cinco sentidos), mas num apelo íntimo sentimentos, emoções, percepção e conhecimento. Intuição é parte integral do misticismo e um componente crucial da filosofia. A Bíblia é uma obra de inspiração plenamente divina, não fruto da intuição humana.

Refutação bíblica: 1Jo 1.1-4; Lc 1.1-4; 1Co 2.12; Lc 24.32,45 e 1Jo 2.27.

Jainismo
Começou na Índia há cerca de 2,5 mil anos. Seu fundador foi Nataputta Varhamana, conhecido como Mahavira, "o grande herói". Suas principais escriturassão o Jain Agamas e Siddhantas. Há por volta de seis milhões de adeptos, quase que exclusivamente no centro e sul da Índia, especialmente em Bombaim. O janismo se esforça para a realização da elevação do estado humano à perfeição, porque em nossa pureza original éramos livres de toda dor e da obrigação de nascer e morre. O termo jain é derivado da palavra sanscrita jina, "conquistador". o jainista acredita que há santidade em toda vida, que ninguém deve prejudicar qualquer criatura consciente, porque a alma de cada pessoa é eterna e deve conquistar-se por seus próprios esforços. Tem como meta final à eterna liberação da roda do nascer e morrer e a concomitante realização do supremo conhecimento, tornando-se uma alma aperfeiçoada.
Refutação bíblica: Ex 20.2-3 e Is 45.22.

Kundalini
Do hinduísmo, ocultismo e Nova Era, kundalini é um conceito relacionado aos chakras. Na mitologia, kundalini é uma deusa Serpente que dorme na base da coluna vertebral, enrola três vezes ao redor do primeiro chakra, aguardando a expansão. Seus praticantes acreditam que quando ela é acordada pelas inúmeras técnicas - entre elas o ato sexual - ela se desenrola e sobe através do centro do corpo, quando espeta e desperta cada chakra, conforme a subida. Quando chega ao topo da cabeça - chakra coronário - todos os chakras foram abertos. Então se diz que a pessoa atingiu a iluminação. Kundalini pode ser acionada pela prática da yoga, meditação, estimulação física, excitação mental, relação sexual ou por um mestre formado na arte de despertar a kundalini.
Refutação bíblica: 1Co 3.16; Lv 20.5-7; Nm 15.39 e Dt 31.16.

Levitação 
Levitação é a suspensão do corpo no ar, sem qualquer tipo de apoio ou sustentação. Como uma pessoa pode dominar seu peso no ar? O levitado fica suspenso à centímetros ou metros acima do chão(relatos religiosos), podendo percorrer distâncias consideráveis. Existe na Europa o Partido Maharashta que praticam a levitação. Nas reuniões os participantes utilizam-se de posições budistas. Depois de entoarem mantras entram no estado de transe e começam a levitar. Há quem acredite que Jesus levitou quando foi ao encontro dos apóstolos durante a tempestade.
Refutação bíblica: 1Jo 2.21-24; 4.1-3; 5.1-3.

Mãe de Deus
O uso da expressão "Maria, Mãe de Deus" na Igreja Católica Apostólica Romana foi oficialmente autorizado no Concílio de Éfeso no séc. 5. O concílio procurou resolver uma diferença entre alguns bispos em referência à divindade e à humanidade de Jesus. Para defender o fato que Jesus é Deus, eles argumentam assim: "Emanuel realmente é Deus, e a santa Virgem é portanto, Mãe de Deus" Superficialmente, a lógica parece válida, e assim foi oficializado o dogma de Theotokos(Mãe de Deus), uma doutrina que não se encontra na Bíblia. Essa interpretação é um erro de lógica. Maria é mãe de Jesus (Jo 2.1-3; 19.25 e At 1.14). Mãe de Deus é heresia grosseira!
Refutação bíblica: Jo 1.1,14; Dt 29.29; Mt 1.21; 1Jo 2.1; Jo 14.6; 1Co 3.11 e 1Tm 2.5.

Nova Era 
É uma combinação de Panteísmo, animismo, dualismo, ocultismo e individualismo oriental. Os pensadores do movimento sustentam que os seres humanos também são Deus. Para levar a ideia a termo, estimulam a criação de uma realidade pessoal. Sua espiritualidade é ligada à ecologia baseia-se no animismo e panteísmo. O “cristo” da Nova Era é uma entidade espiritual fictícia que já teria encarnado em vários líderes religiosos, e também em Jesus de Nazaré. Afirmam que a era de Jesus já passou, e que o “Instrutor do Mundo” encarnará em outro messias, ou seja, no Maitreya, o novo salvador do mundo – figura do Anticristo.
Refutação bíblica: Jo 1.1-2, 14; Hb 13.8; At 4.12 e 2Pd 3.18.

Ouija, Tabuleiro
O tabuleiro ouija é usado em adivinhações e na arte da necromocia(comunicação com os mortos). Possui inscritas as palavras sim ou não, além das letras do alfabeto e, algumas vezes, outras palavras diversas como adeus. Uma planchette(dispositivo deslizante de três pernas) é segurada por todos que usam a tábua, que fazem uma pergunta ao tabuleiro e a planchette começa a se mover, indicando letras que soletram uma resposta. O nome ouija é uma junção de oui e ja, a palavra sim em francês e alemão, respectivamente, porque esta é a primeira resposta ouvida em seu manuseio (“Existe algum espírito presente aqui?”).
Refutação bíblica: Dt 18.11 e Is 8.19-20.

Panteísmo
O panteísmo é a doutrina de que deus é tudo e tudo é Deus. Do grego, pan, que significa "tudo", e theos, que quer dizer "Deus". Assim não separa a criatura do Criador, e isso engloba o próprio Satanás, que para eles é também deus. Em outras palavras, nada há que seja Deus, e nada existe além de Deus.   

Refutação bíblica: Is 7.14; Lc 1.26-31; 24.4-7; At 2.4; 1.8.

Quiromancia 
Termo do ocultismo criado no século 19 pelo francês Eliphas Lévi(Alphonse Louis) que designa uma série de teorias, práticas e rituais que têm por base revelar segredos e possibilitar a invocação de forças desconhecidas por meio da mente ou da natureza. Adivinhação pelo exame das linhas das mãos. Quiromancia é a prática de predizer o destino a partir das linhas, marcas e padrões das mãos, particularmente das palmas. Interpreta a estrutura, a forma, as linhas e demais detalhes das mãos para deduzir o caráter, a personalidade e os talentos dos indivíduos. A leitura das mãos faz sucesso por motivos simples: não possui conceitos muito complexos, e pode ser praticada em qualquer lugar. Inclusive na internet.
Refutação bíblica: Dt 18.10; Ex 22.18; Lv 19.26; Is 19.3; Jr 27.9-10 e Ap 21.8.

Rosacrucianismo
Dizem os rosa-cruzes que para entender seus ensinos é preciso recuar à época do Império Egípcio, e assim dão a sua origem ao tempo em que os egípcios ainda transmitiam suas ideias imprimindo sinais herméticos em tijolos de barro, tempo que antecede o uso do papiro como escrita. Afirmam ainda que a primeira Loja Branca teve início no reinado do Faraó Amenófis I.
Cristian Rosenkreuz é conhecido como o fundador do rosacrucianismo.  Acreditam na reencarnação, na divindade do homem, no ecumenismo e que há certas palavras mágicas que, quando pronunciadas, trazem proteção contra circunstâncias diversas.
Refutação bíblica: Ez 28.2-9; Gn 1.26-27; At 17.24-26; Fp 1.21-23; Jo 5.28-29; Mt 3.16-17 e Jo 14.16,26.

Sabelianismo
Também conhecido como modalismo, essa heresia surgiu com Sabélio(180-250dc). Influenciado pelo modalismo de Noeto de Esmirna, Sabélio foi a influência intelectual do movimento controverso na igreja cristã. O objetivo de Sabélio era preservar o monoteísmo a qualquer custo. Rejeitava o conceito de três Pessoas em uma só essência, dizendo que isso levaria a um triteísmo, ou seja, uma adoração a três deuses. Para ele, Deus se manifestava com diversas faces ou manifestações, sendo uma única essência. Uma só Pessoa e três manifestações diferentes.
Refutação bíblica: Fp 2.11; At 5.3-4; Dt 6.4; Sl 83.18; At 17.29 e Rm 1.20.

Terceiro Adão
Conceito da Igreja da Unificação segundo eles Deus teria se revelado por meio de três Adãos em separado. O primeiro pecou e afetou seu parentesco divino. O segundo foi Jesus Cristo(Rm 5), todavia parte do julgamento e crucificação não foram triunfo, mas uma tragédia na missão de Jesus ao trazer completa redenção ao ser humano. Pela falha em casar, ele teria concluído apenas a redenção espiritual. Entretanto, isso é indício de que deveria vir um terceiro Adão para completar a missão do segundo. Membros dessa igreja acreditam que Sun Myung Moon(foto) era o terceiro Adão. 
Refutação bíblica: Gn 1.27, 28; Rm 5.12-21; Ef 2.1-10; Jo 14.6; Hb 13.8; Mt 21.32; Cl 1.13-20.

Unicismo
A doutrina unicista está baseada no errôneo entendimento de duas verdades bíblicas. Essas bases bíblicas são usadas como fundamentos sobre o ponto de vista que eles têm de Deus e Jesus Cristo. A primeira verdade bíblica é que há somente um Deus e o segundo é que Jesus é Deus. Destas duas verdades, os unicistas deduzem que Jesus Cristo é Deus em sua totalidade. Sendo assim, Jesus tem que ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo, rechaçando assim o correto ensino da doutrina da Trindade. Assim como as Testemunhas de Jeová o Conjunto Voz da Verdade advogam esse falso ensino.
Refutação bíblica: Jo 20.17; Rm 15.5-6; 2Co 1.3; Fp 2.10-11; 1Jo 1.3; 1Jo 2.1; 2Jo 3, 9 e 10; 2Co 3.17; 1Jo 2.22-23; Jo 14.16; Jo 15.26 e Jo 16.13. 

Ventriloquia
Segundo o dicionário, a ventriloquia é a arte de modificar a voz de maneira que pareça vir de longe e de imitar a de outras pessoas ou diversos sons. Esta arte, praticada legitimamente no mundo do entretenimento, tem servido também a alguns charlatões ou farsantes no espiritismo para explorar sua clientela. Os demônios são espíritos enganadores, por isso há muito tempo falam mentiras através dos falsos profetas. Continuam essa atividade hoje em dia. A existência de falsos profetas é um dos sinais proféticos que caracterizam os últimos dias. Deus permite que os espíritos mentirosos enganem aos que não querem receber a verdade e adverte ao seu povo que não creia em todos os espíritos.
Refutação bíblica: 1Rs 22.19-23; 1Tm 4.1; 1Jo 4.1-3 e 2Ts 2.9-12.

Xamanismo
O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual. A prática do xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direções sagradas, rituais, jornadas xamânicas, contato com natureza e seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos da natureza (água, terra, ar, cristais, pedras, argila etc), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas. Seus objetivos básicos são: reconectar o ser com a sabedoria interior, conexão com multidimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder, conexão com seres espirituais, limpeza dos corpos físico e sutis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonização plena do ser, curas e prevenção de distúrbios e doenças.
Refutação bíblica: Lv 19.31 e Dt 18.10-12.


Wicca
É uma religião em que há a pluralidade de deuses (politeísmo) e de forma animista porque contribuem as suas divindades a elementos da natureza. Em sua totalidade a Wicca é regida por dois deuses: a deusa, conhecida particularmente como a natureza e o deus, sendo o Sol, o deserto etc. Na Wicca o deus é o principio masculino, o complemento perfeito da deusa. É frequentemente identificado com o Sol, com os desertos e florestas e com animais. Alguns o vêem como o senhor da morte e da ressurreição. Nos oito sabás, os wiccanianos celebram seu nascimento, maturidade, união com a deusa e morte. Não existe um segmento de escrituras, mas sua base é a tradição.
Refutação bíblica: Gn 1.1; Sl 47.2,7-8; 139; Is 43.11; 44.6; Sl 119; 2Tm 3.16 e Hb 4.12-13.

Yin Yang
É o par de opostos ou princípios que operam no conceito taoista de Ch'iYin é o feminino, passivo ou a força negativa. É também o fôlego que forma a Terra. Yang é o masculino, ativo, positivo, força que radia luz e inclui o céu, Yin e Yang descrevem as forças bipolares do universo (luz/ escuridão; bom/mal; sol/lua; fogo/água etc). Essas forças continuamente reagem uma contra outra causando fluxo, equilíbrio e desequilíbrio no universo.

Refutação bíblica: Is 5.20, 24 e 1Jo 1.5.


Zoroastrismo
Zoroastrismo é um antigo sistema religioso-filosófico que repousa no postulado básico de uma contradição dualista, a do bem e do mal, inerente a todos os elementos do universo. Os pressupostos do sistema foram estabelecidos por Zoroatro, ou Zaratustra, nascido na Pérsia no século 6 a.c. O Zoroastrismo prescreve a fé em um deus único., Ahura Mazda, o senhor sábio, a quem se credita o papel de criador e guia absoluto do universo. Dessa divindade suprema emana seis espíritos, os Amesas Spenta (imortais sagrados), que auxiliam Ahura Mazda na realização de seus desígnios: Vohu-Mano (espírito do bem), Asa Vahista (retidão suprema), Khsathra Varya (governo ideal), Spenta  Armaiti (piedade sagrada), Haurvatat  (perfeição) e Ameretat (imortalidade). Juntos, Ahura Mazda e seus entes travam luta permanente contra o princípio do mal, Angra Mainyu (ou Ahriman), por sua vez acompanhado de entidades demoníacas: o mau pensamento; a mentira, a rebelião, o mau governo, a doença e a morte. Acredita-se que os magos eram zoroastristas.
Refutação bíblica: Dt 6.4; Mc 12.29 e Hb 9.14.  

  Sempre em Cristo,
  Dc Josebias.

Um comentário:

  1. Muito boa explanação, parabens

    http://paramarcosperuibe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir