terça-feira, 11 de junho de 2013

Musicalidade X Espiritualidade

Vivemos em uma geração apática, individualista e egoísta. consumidores, e sim produtores de vida, de cura, de paz, de ações condizentes com a nossa vida cristã.
Os valores humanistas estão cada vez mais dominando nossa sociedade. De forma sutil Satanás está impondo esses valores aos cristãos. Ele não confronta a igreja, mas seu intuito é fazer com que ela tenha uma visão"míope', ou seja, medíocre, defeituosa e distorcida. O evangelho que temos pregado é um evangelho de busca de sucesso pessoal, de prosperidade e de conquista, mas com ênfase no "consumo". Mas Deus não nos chamou para sermos
  Jesus conhecia os ambientes da humanidade. Precisamos aprender a ver as pessoas como Jesus via. Precisamos aprender a sentir como Jesus sentia. As pessoas vivem deprimidas, cansadas, tristes, com medo, sem rumo e perdidas. Precisamos ter identificação, ou seja, conhecer, participar, se inteirar.
  Nós iremos impactar o mundo não apenas com uma bela música executada, mas principalmente pelo nosso estilo de vida. Para isso, precisamos, em primeiro lugar, nos arrepender da nossa indiferença, falta de amor e visão. Muitos músicos têm um ministério infrutífero por causa de pecados e vida dividida, ou seja, "um pé na igreja e um pé no mundo". Se houver arrependimento, daremos frutos verdadeiros, causando impacto na vida das pessoas e na nossa geração.
E, em segundo lugar, precisamos orar: "Senhor, ajuda-nos a ver como Tu vês, a sentir como Tu sentes e a concluir como Tu concluis".   
  Em algumas ocasiões ouvimos as pessoas dizerem o seguinte: "Temos que compreender, afinal ele é músico...", ou então: "Bem, você já sabe como são os músicos...", dando-nos a entender que o músico está tendo uma atitude errada, equivocada, ou tendo uma atitude não cristã. Ou já ouvimos um músico dizer: "É que... eu sou assim!". Com esta frase ou outras similares, muitos músicos tentam fugir da responsabilidade de enfrentarem a si mesmos. Esse argumento vai contra a Palavra de Deus.
  Quando estamos em Cristo passamos da morte para a vida, e isso também inclui os músicos, que muitas vezes pensam que são exceções a essa regra.
  A igreja tem deixado de lado as atitudes erradas dos músicos simplesmente porque "cantam ou tocam bonito". E se esses músicos continuarem na plataforma para cantar e tocar, nunca terão a possibilidade de confrontar suas atitudes. Quando se coloca o músico para sentar (o famoso "banco"), é o momento em que surgem os problemas, porque o músico não quer perder o reconhecimento, não quer confrontar suas próprias atitudes incorretas, não vê a correção como algo necessário para sua própria vida e vive se justificando; mas quando é tirada a oportunidade de fazer "brilhar" seus grandes talentos diante de todos, ele é confrontado com suas atitudes e pode ter uma oportunidade de corrigir seus erros. No entanto, se ele continua desfrutando da plataforma e de um falso reconhecimento, não terá essa oportunidade. Por isso os líderes devem ajudar e motivar os músicos a serem parecidos com Jesus. Em vez de enxergá-los como problemáticos, devem dedicar mais tempo a eles, porque podem vir a ser uma grande força a favor do mover de deus em qualquer lugar.
  Todo músico que se preza, devia atentar para a dimensão espiritual em que se encontrava o apóstolo, quando louvava ao SENHOR assim:

"Que Deus maravilhoso nós temos! Como são grandiosos sua sabedoria, seu conhecimento e suas riquezas! Como é impossível a nós compreendermos suas decisões e seus métodos!
Quem é, dentre nós, que pode conhecer a mente do Senhor? Quem é que sabe o suficiente para ser seu conselheiro e guia?
E quem jamais poderia oferecer ao Senhor o bastante para persuadi-lo a agir?
Todas as coisas vêm única e exclusivamente de Deus. Tudo vive por seu poder, e tudo é para sua glória. A Ele seja a glória para todo o sempre! Amém".

 Rm 11.33-36

Sempre em Cristo,
Dc Josebias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário