domingo, 5 de agosto de 2012

As "fragrâncias" dos Florais de Bach.

  
  Alega o médico Edward Bach(1886-1936) ter descoberto psiquicamente os efeitos curativos de 38 florais Silvestres. Segundo ele as flores tinham alma ou energia e que haviam afinidades com a alma humana e que a energia espiritual das flores poderia ser transferida para a água. Tentou por esse meio influenciar as pessoas que as essências florais são energias extremamente sutis que possuem elevadas vibrações. Dizia que essas essências seriam responsáveis por estabilizar o desequilíbrio existente e ajudava também a manter conectado aos aspectos positivos das emoções.
  Os defensores afirmam que "os 38 remédios que constituem um complexo sistema de cura produzido a partir de flores". Já os adeptos desse tratamento, acreditam que cada pensamento que a pessoa tem gera um tipo de energia ao nosso redor, tanto positiva como negativa, dizem que o desequilíbrio tanto emocional quanto físico está ligado a essa energia, e que as origens das doenças são consequência da negatividade.
   A crise existencial do homem contemporâneo, é a justificativa dos defensores dessa terapia para poderem vender seus produtos, utilizam sofismas sutis para enganarem a muitos. chegam a afirmar que o tratamento da mente deve ser feito pela planta adequada e por isso cada uma tem sua especificidade. E usam o seguinte bordão: "os florais tratam pessoas, não doenças".
  Entre os problemas que os florais resolvem, segundo os defensores, estão o medo; inflexibilidade; descontrole; dificuldade de aprendizagem; possessividade; dificuldade de concentração; sentimentos de impureza; destempero verbal; raiva; ciúme; inveja; mau humor; saudosismo; exaustão mental; impaciência; insegurança; claustrofobia; tristeza; obstinação pelo trabalho; esgotamento mental; culpa; autocensura; perfeccionismo; indecisão; intransigência; isolamento; desânimo; desespero; pessimismo; apatia; culpa exagerada; ansiosidades; e depressão.
  As essências florais são:

1)  Agrimony

                                                      

2) Aspen
2) Aspen;




3) Beech;



 4) Centaury;

 5) Cerato;


6) Cherry Plum;


 7)  Chestnut Bud;


 8) Chicory;


9) Clementis;


10) Crab Apple;


 11) Elm;


12) Gentian;


 13) Gorse;


14) Heater;


15) Holly;

 16) Honeysuckle;

17) Hornebeam;


18) Impatiens;


19) Larch;





20) Mimulus;


21) Mustard;


22) Oak;


23) Olive;



24) Pine;

25) Red Chestnut;



26) Rock Rose;


27) Rock Water;

28) Scleranthus;


29) Star of Betlehem;


30) Sweet Chestnut;


31) Vervain;


32) Vine;


33) Walnut;


34) Water Violet;


35) White Chestnut;


36) Wild Oat;


37) Wild Rose;


38) Willow;


Rescue(Coquetel de cinco composto);


  As Sagradas Escrituras prometem: "Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação", Sl 91.16, e "o temor do Senhor aumenta os dias", Pv 10.27. Os dias da vida de Edward Bach, não subiram com vigor sequer aos 70 anos, conforme a oração de Moisés (Sl 90.10).Os Florais que Bach dissera descobrir não lhes garantiram longevidade. Morreu ainda novo, com 50 anos, em 1936. Será que não teve a benção da longevidade por não cumprir o que o apóstolo Pedro escreveu? "Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons[...] que seus lábios não falem engano", 1Pd 3.10.
   Os sites na internet, que estão, a todo vapor, tentando exalar a flagrância dos ditos florais, declaram que Bach percebeu que medicamentos eficazes para algumas pessoas nem sempre atuavam em outras - isso é óbvio - e que pacientes com temperamentos similares se curavam com remédios também similares.
  Os adeptos de Bach, intitulando-se "pesquisadores", de vários países, dizem estar utilizando o métodos e técnicas recomendadas pelo Bach Center, o qual vem desenvolvendo sistemas florais. Alegando que os tais têm a mesma eficácia que, segundo Bach, tinham os florais ingleses.
  Estão sendo disseminados os seguintes florais: o sistema Californiano (F.E.S. Califórnia); dois Autralianos (Bush Essences e Living Essences); dois do Alaska (Essências Florais e Ambientais); um do Deserto (Desert Alchemy); um do Pacífico; um do Havaí; um da Holanda; um Francês (Deva); o norte-americano (Running Fox Farm; o argentino (Flores de Raff).
  No Brasil, em razão do país ser o maior detentor da maior adversidade floral existente no planeta, seus propagadores dizem que "o campo de pesquisa se torna riquíssimo". Dizem estar disponíveis os "Florais de Minas, os Brasileiros, o Sistema Agnes, Filhas de Gaia e Arco-Íris".
  No livro A Terapia Floral - Escritos Selecionados, editora Ground, Edward Bach mostra sua filosofia. Nela são observadas que suas flores não apresentam apenas fragrâncias inofensivas. Há heresias que funcionam como espinhos perigosos, pois se misturam entre as pétalas da linguagem própria do humanismo, do gnosticismo, do hinduísmo, bem como a do nova-erismo e até do espiritismo. 
  Vejamos as cinco idéias principais que mais saltam aos olhos e que, como verdadeiros espinhos, espetam a fé cristã:
  1) A exaltação humanista do ser humano quando fala da Alma (com "A" maiúsculo)
  Ele ensina que "nossa Alma é perfeita, e tudo o que ela nos sugere é para o nosso bem. O homem tem uma Alma que é seu verdadeiro Eu: um ser Divino. Temos dentro de nós toda a perfeição e viemos a este mundo simplesmente para podermos perceber nossa Divindade". 
  Devemos perceber que as terapias asseveradas pelos florais de Bach estão a serviço do movimento Nova Era, que centraliza suas idéias no ser o humano como divino. Dizem eles: "A maior conquista do homem de Aquários será a descoberta de Deus no âmago do seu ser. Quando acontecer a comunhão interna entre o eu e o "Eu Sou", ou seja, entre o humano e o divino imanente no humano, a vida e a verdade se manifestarão na mais bela plenitude". 
  Os ensinos do Senhor Jesus refutam explicitamente a ideia de que o homem é divino. Ele foi bem incisivo quanto à realidade do homem pós-queda: (Mt 12.34 e Lc 11.13; 19.10). Usando linguagem simbólica, assim descreveu o homem: cego (Mt 15.14; 23.16-26); doente (Mt 9.12); escravo e prisioneiro (Jo 8.34); perverso em obras (Jo 3.19-21); em trevas (Jo 8.12; 12.35-46). O desejo pervertido de querer ser divindade tem uma longa história no universo (Is 14.12-14 e Ez 28.12-19). O mesmo desejo invadiu o homem(Gn 3.5).    
  2) Doença acelera evolução
  Segundo Bach, quando a "Alma" entra em conflito com a personalidade gera como consequências as doenças físicas. E prescreve como principal solução suas fragrâncias. Ele deixa de lado as doenças genéticas. Em contrapartida acredita que a doença é enviada para acelerar a evolução (entenda-se "reencarnação"). Não há nada de crueldade nela, pelo contrário é "benéfica" e tem até objetivo "fazer com que a personalidade seja subjugada pela vontade divina da Alma".
  A Palavra de Deus discorda frontalmente dessa ideia, pois a doença alcançou toda a humanidade como consequência de parte da maldição da morte infringida por Adão (Gn 3.14-19).
  3) A Reencarnação é uma das bandeiras dos proponentes dos Florais de Bach
  "A curta passagem por esta Terra, que conhecemos como vida, é apenas um momento no curso de nossa evolução (...) o conhecimento de que há uma vida anterior e outra posterior". Bach tentava inculcar em seus discípulos a ideia de que o homem tem várias vidas, assim como pregam os reencarnacionistas,  que fazem do homem seu próprio redentor.
  O autor da Epístola aos Hebreus, é claro "ao homem é ordenado morrer uma só vez" (9.27). Também no Livro de Jó está escrito: "assim o homem se deita e se levanta; até que não haja mais céus, não acordará, nem se erguerá de seu sono" (14.12).
  4) O pecado é "resolvido"  pelas fragrâncias, não por meio da relação pessoal com Cristo
  Segundo os bachianos, os florais buscam "chegar à raiz dos problemas e erradicar devidamente a causa desses desequilíbrios". Essa terapia ensina que "o único pecado que existe é o de não conhecermos os ditames de nossa própria Divindade".  Cada flor encerra em si um princípio inteligente identificando-se com uma desarmonia emocional ou mental. Isso, segundo eles, "abre caminho para o perdão e o amor incondicionais".
  É realmente um absurdo achar que remédios sejam capazes de resolver o pecado incrustado na natureza humana. Se isso fosse verdade, foi inválido o plano de Deus para a redenção humana através do sacrifício de Jesus, o sangue derramado perderia seu valor, e sua morte vã. A vitória sobre o pecado está na atitude de a pessoa ter um encontro pessoal com o Senhor Jesus, com a consequente regeneração. A Bíblia diz: "que Jesus é o que salva o povo do seu pecado" (Mt 1.21) e "que seu sangue nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1.7).
  5) A terapia floral difunde o panteísmo
  Os discípulos de Bach pregam que "devemos aprender a dignificar o incessante trabalho da Natureza em favor da humanidade, numa verdadeira sintonia com todas as formas de vida, quer seja um planeta ou um seixo, uma estrela ou uma gota de orvalho, o homem ou a forma mais elementar de vida, pois afinal tudo é Deus e Deus é tudo.Quem adere ao uso dos Florais de Bach, estará rejeitando a verdade de Deus como um ser com atributos pessoais e difundindo a mentira de que "cada partícula do Universo é Deus".
  A Bíblia refuta veementemente esse sofisma, pois prova que Deus é um ser pessoal, distinto da Criação, o Único Criador e Redentor (Gn 1.1-31; Is 44.24 e Lc 1.46-47). O Deus vivo revelado ao homem é transcendente e imanente, à medida que se dispõe a relacionar-se em caráter pessoal com cada ser humano (Jo 3.16).
  Exalemos o "bom cheiro de Cristo"- e não precisaremos dos Florais de Bach!

 Sempre em Cristo,

 Dc Josebias.

Fontes:
  Aquários, A Nova Era chegou, pág. 88, 91.
  Revista Resposta Fiel, Ano 3, nº 9, pág. 7-9.

4 comentários:

  1. A paz de Cristo seja na sua casa e na sua vida.
    Valeu a pena esperar.
    Fica com Deus.
    http://marjoryartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Josebias muito interessante este post gostei,Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  3. A paz Dc. Josebias, amei o post, realmente preciso exalar o bom cheiro de Cristo! Que conhecimento singular, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. EU QUEROOOOOOOO TODASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS kkkkkkk que post interresante. o jardim de Cristo e seu cheiro maravilhosoooo . . . muita sabedoria e Paz no coração

    ResponderExcluir