segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ligar e desligar, o quê?

 Em Mateus 16.19, a referência que Jesus faz ao falar de "ligar" e "desligar" é às "chaves do Reino dos Céus", que aparecem no início do versículo. Logo, para entender o que significam essas expressões, primeiro devemos compreender o significado dessas "chaves".

 As "chaves do Reino" representam a autoridade que Deus delegou à Igreja. O termo "chave", aqui, fala de poder. Afinal, é com chaves que abrimos ou fechamos portas. Mas, que portas?
 Diz-nos a Bíblia que as "chaves do Reino" são usadas, entre outras coisas, para repreender o pecado e levar a efeito a disciplina eclesiástica, como vemos em Mateus 18.18, quando as expressões "ligar" e "desligar" aparecem de novo. Os outros pontos que caracterizam essa autoridade são o poder de orar eficazmente em prol da causa de Deus na Terra (Mt 18.19-20); o poder de dominar as forças demoníacas e libertar os cativos pelo poder do nome de Jesus e da Palavra de Deus; e a missão que a Igreja tem de pregar a Salvação e o perdão dos pecados para todos que se arrependem e creem em Cristo. Esse último ponto é o assunto da passagem de João 20.23, onde mais uma vez encontramos Jesus demonstrando a ideia de que a igreja, isto é, seus servos, tem autoridade para "ligar" e "desligar".
 Portanto, o 'ligar" e o "desligar' de Mateus 16.19 têm um sentido abrangente. Seu significado inclui os significados dessas mesmas expressões em Mateus 18.18 e João 20.23. Na primeira passagem, o sentido é amplo, como vimos no parágrafo acima: fala de poder de disciplinar eclesiasticamente, do poder da oração, do poder de expulsar demônios e de pregar a mensagem transformadora do Evangelho. Já as duas outras passagens abordam aspectos desse sentido: Mateus 18.18, a disciplina eclesiástica; João 20.13, o poder da proclamação da Salvação em Cristo.
 Sobre Mateus 18.18, é só ler o contexto das palavras de Jesus. Os três primeiros versículos deixam claro o significado da passagem ( v 15-17). Em João 20.23, não aparecem ligar" e "desligar", mas a ideia está implícita nas palavras "perdoar" e "reter". Quando Jesus afirma a seus discípulos que "àqueles a quem perdoardes os pecados, lhe são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos", Ele não está querendo dizer que os discípulos tinham agora o poder para perdoar pecados, pois somente Deus pode fazer isso. Ele estava afirmando que deu-lhes o privilégio de dizer aos novos crentes que os seus pecados foram perdoados, porque aceitaram a mensagem de Jesus. "Todos os crentes têm este mesmo privilégio. Podemos anunciar o perdão dos pecados com convicção quando encontramos o arrependimento e a fé".  

 Sempre em Cristo,
 Josebias, o Diácono.

Um comentário:

  1. Você que é meu PARCEIRO MINISTERIAL,que vem me ajudando com sua oferta voluntária para as missões que faço resgatando almas para o Rei Jesus,ajudando os irmãos necessitados com cestas básicas,roupas,calçados etc...
    Venho aqui em o nome de JESUS te agradecer e te pedir que continue me ajudando nesta
    Missão que tambem é sua.
    Desnecessário é dizer que Deus te recompensará como tem prometido.
    Conte sempre com as minhas oraçoes e as oraçoes de todos que são alcançados pelo o meu ministério com a sua ajuda.
    Estou sempre enviando relatório atraves de e-mails e atraves do meu blog: http://veredasmissoes.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/Abnaias Duraes
    Fazendo missões
    interdenominacionais

    E você que ainda não contribui,
    se voce PUDER E QUIZER ajudar esta obra missionária,segue abaixo minha conta:
    Banco Bradesco:
    Ag: 3601.3
    c/p: 1001608.8
    Que Deus em Cristo continue te abençoando e te usando.
    Do seu amigo(irmão):
    Missionário Abnaias Durães
    Cel: (vivo) (74)-9966-3839
    abnartes@bol.com.br

    ResponderExcluir