sábado, 30 de junho de 2012

CURIOSIDADES BÍBLICAS E DO MUNDO CRISTÃO(1)

  ·   A maior Bíblia que se conhece, contém 8408 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 mt de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante 2 anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.


·    A ordem de Jesus: "A ninguém saudeis pelo caminho ", não se tratava de indelicadeza. O tempo que restava para Jesus era pouco, muito pouco, e as saudações orientais tomavam muito tempo, não somente devido à troca de expressões formais, mas também por causa das poses que o corpo assumia. Se os enviados por Jesus cumprimentassem o povo segundo a maneira daquela época. Ele não cumpriria sua missão redentora no devido tempo. Ele sempre se referia ao "meu tempo". Lucas 10.4.
·   Cavalgar sobre jumentas brancas, era costume exclusivo dos reis, juízes e fidalgos. Isso explica a passagem em apreço de Juízes 5.10
·   Colocava-se na cabeça um pequeno cone feito de um material à base de óleo, cheio de perfume. Em contato com o calor do corpo, o cone ia-se derretendo lentamente e o perfume pingava nas roupas, veja SI 23.5; Lc 7.44-46.
·   Esaú tinha duas esposas com o mesmo nome, ou seja, Basemate, que significa fragrância, em hebraico. Um era filha de Elom, heteu, Gn 26.34, e a outra, filha de Ismael e irmã de Nabaiote, Gn 36.3.
·   Maria desposada com José, na linguagem do AT(Mateus 1.18), o termo significa noivos, conforme vemos em Dt. 20.7; 22.23-24. Naqueles tempos, em Israel, o noivado era ato seríssimo. E de fato o é. Os noivos tinham responsabilidade como se fossem casados Em suma: Em Israel, o noivado era o primeiro ato do casamento. Nessa ocasião, o noivo entregava à noiva o contrato de casamento, ou uma moeda inscrita: "Consagrada a mim."  
·   No Egito, o período de luto para os membros da realeza era de 70 dias, 40 dias eram para o embalsamamento. E Jacó, sendo pai do primeiro ministro teve direito a essa honra, veja Gn 50.3.
·   Nos tempos antigos, um homem para confirmar um negócio relativo à remissão, ele tirava o seu sapato e dava ao outro como testemunho, Rt. 4.7-8.
·   Nos tempos bíblicos, no casamento, as atenções eram centralizadas no noivo e não na noiva. Isto porque a noiva saía ao encontro do noivo com um véu e ninguém podia vê-la. Somente no 7o dia de festa a noiva era apresentada aos convidados, tipificando a Igreja que no arrebatamento não será vista pelo mundo, somente na revelação de Jesus, 7 anos depois, Ap. 1.7.
·   Nos tempos do AT, ao que parece, havia uma vestimenta própria para as viúvas, pois Tamar, a nora de Judá, usara as "vestes de sua viuvez", Gn 38.14.
·   O cortejo fúnebre era liderado pelas mulheres porque, diziam eles, como Eva, uma mulher trouxe a morte até o mundo, as mulheres deviam conduzir as vítimas à sepultura. Ver Jr 9.17.
·   O juramento com a mão sob a coxa significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn 32.24-32). Realmente, dali para frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado! Gênesis 24-2; 47.29-31.
·   O Sacerdote hebreu só podia casar com uma moça virgem, não podia casar com viúva, repudiada, desonrada ou prostituta, ver Lv 21.13-14.
·   Os judeus tinham o costume de esfregar sal nos recém-nascidos, ver Ez 16.4.
·   Paulo foi maravilhosamente capacitado para um grande trabalho entre os gentios:
(a) Por nascimento, era hebreu.
(b) Por cidadania, era romano.
(c) Pela cultura, era grego.
·   Pôr a aba da capa sobre alguém Significava a proteção. Aqui se tratava da lei do levirato, conf. Dt 25.5-10, portanto nenhuma indecência havia aqui, como muitos entendem. Rute 3.9.
·   Rasgar as vestes era uma demonstração de luto, tristeza e lamento. Há 28 casos na Bíblia. Os sacerdotes não podiam fazer isso (Lv 10.6), mas, em Mateus 26.65 o fez, sem razão. Esse ato de rasgar as vestes obedecia a uma série de regras. Gênesis 37.34
·   Romanos 12.20, brasas sobre a cabeça do inimigo (Pv25.21-22), esse fato refere-se às leis levíticas de Levítico 16.12, quando o sumo sacerdote fazia expiação pelo povo, incluindo o incensário cheio de brasas. A expiação satisfazia à justiça de Deus, promovendo a reconciliação do homem com Ele. O caso aqui citado que serve para dar uma idéia do valor que há na compreensão da vida, das leis, e dos usos e costumes antigos orientais, conforme vemos na Bíblia.
·   Semeadura de Sal esse ato significava desolação perpétua sobre o local. Castigo perene. Juízes 9.45
·   Um casamento oriental as núpcias duravam 7 dias ou mais dias(Mateus 25.1-13). A união definitiva do casal somente tinha lugar no último dia. Nesse dia, o noivo dirigia-se à casa da noiva à a noite e a conduzia para a sua casa. Às vezes o ato ocorria também de dia. A lua-de-mel durava um ano. (Dt 24.5)
·   Um odre na fumaça, odres são vasilhas feitas de peles para o transporte de líquidos. Eram postas sobre a fumaça para ficarem endurecidas pelo calor e fumaça. Isso também fazia aumentar a resistência e a espessura do couro através do encolhimento. Fala do estado de alma de Davi. Salmo 119.83.


Mensagem:

"Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos; Vigie seus atos, porque eles se tornarão hábitos; Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; Vigie seu caráter, porque ele será o seu destino".

Revista Você S.A, jul/2000.


Sempre em Cristo,



Dc Josebias.

2 comentários:

  1. A Graça e a Paz.
    Bela postagem.
    Estamos seguindo o seu Blog,
    Quando puder visite o nosso Blog: assembleiacn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apaz do Senhor!
    Bela POstagem, continui assim, Que Deus ti abençoe...
    Estou seguindo o seu blog,quando puder da uma passadinha no meu blog:http://sejaamiguinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir