sábado, 1 de junho de 2013

Atributo Divino (1)

                  A Onisciência Divina                                    

 A onisciência divina é um dos atributos naturais de Deus e que consiste na capacidade
única que Deus tem de saber e conhecer todas as coisas. Afirma o escritor da Epístola aos Hebreus: "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar", Hebreus 4.13.
 Atrelada à onisciência divina está a presciência, que significa a capacidade única de Deus saber de tudo antecipadamente. É o atributo pelo qual Deus conhece o futuro. Em outras palavras, quando afirmamos que Deus é onisciente e presciente, estamos dizendo que Ele sabe e conhece tudo, antes de acontecer.
 A Bíblia diz que antes mesmo de elaborarmos qualquer frase, Ele já a sabe; "Ainda que palavra não me chegou à língua e tu, Senhor, já a conheces toda", Salmo 139.4. Deus conhece todos os nossos pensamentos e intenções do coração. 


ILIMITADO E INESCRUTÁVEL

 O conhecimento de deus é ilimitado, o que nos faz defini-lo como único Onisciente. "O conhecimento divino não se acha limitado por nosso modo de entender o futuro, pois Ele conhece o fim de um determinado acontecimento antes mesmo deste ter início (Isaías 46.10)" (Teologia Sistemática - uma perspectiva pentecostal, CPAD).
 O conhecimento de Deus também é inescrutável. Não podemos penetrar a onisciência divina. Tudo que sabemos do Senhor é apenas o que nos permitiu ser revelado. Escreve o apóstolo Paulo: "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos q quão inescrutáveis são os seus caminhos!", Romanos 11.33.

 

AJUDA DO ESPÍRITO SANTO

 Não podemos adentrar o conhecimento e a sabedoria de Deus. Por isso, é difícil compreendermos totalmente como Ele pode conhecer previamente os eventos ocasionados por nosso livre-arbítrio. Isso às vezes poe-nos diante não de uma contradição, mas de um paradoxo. As Escrituras não nos oferecem informações suficientes para resolvermos esse paradoxo. Porém, colocam-nos à disposição aquilo de que precisamos para que, com a ajuda do Espírito Santo, possamos tomar decisões que estejam em conformidade com a vontade divina.
 Como afirma Paulo: "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as cousas do homem, senão o seu  próprio espírito que nele está? Assim também as cousas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e, sim, o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente", 1 Coríntios 2.10-12.
 Glória a Deus pela ajuda e intercessão do Espírito Santo!


  Sempre em Cristo,
  Dc Josebias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário