segunda-feira, 2 de julho de 2012

"Revelações" adcionais, um grande perigo!

  Nós cristãos cremos que a única fonte de autoridade é a Bíblia. A revelação divina chegou ao seu clímax e se completou em Jesus Cristo(Hb 1.1). Nenhum cristão está autorizado a ir além do que está escrito (1Co 4.6). Esse conceito é de fundamental importância, todas as seitas e muitas religiões falsas nasceram sob a égide de uma nova "revelação". Faço abaixo uma análise resumida das mais perniciosas seitas  e religiões:
Joseph Smith Jr.
  •   Joseph Smith Jr., fundador do mormonismo, afirmou ter recebido uma revelação adcional, que estaria nas obras O Livro dos Mórmons, Doutrina e Convênios e Pérolas de Grande Valor. É confissão de fé do mormonismo a seguinte expressão: "Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, o quanto seja correta sua tradução; cremos ser também o Livro de Mórmom a palavra de Deus". Afirmam ainda que o Livro de Mórmom estava previsto na Bíblia, ao interpretar a absurdamente a passagem de Ezequiel 37.15-17, que fala da promessa de Deus na unificação da Casa de Efraim com a casa de Judá. James E. Talmage, proeminente líder mórmom, escreveu: "Não há e não pde haver uma tradução absolutamente fidedigna desta e de outras escrituras".
Kenneth Hagin maior propagador
da Confissão Positiva
  •  A Confissão Positiva embora creia e defenda a autoridade da Bíblia e sua inspiração divina põe no mesmo nível a revelação pessoal e a palavra da fé. Seus promotores afirmam que logos é a palavra que está registrada na Bíblia e rhema é a palavra que você diz, e que ambas têm a mesma autoridade. É falacioso esse ensino, visto que na Bíblia essas palavras são usadas alternadamente para indicar a própria Bíblia(Mc 7.13 e 1Pd 1.25). Essa inovação da Confissão Positiva parece ser o prenúncio de novas seitas à vista. 
    <><><><><><><><>
    Rev Moon da Igreja da Unificação.
  •   Reverendo Moon alegou que Jesus fracassou na sua missão e por isso Deus o enviou  para completar a obra que Jesus não havia conseguido terminar. Ofereceu aos seus adeptos o Princípio Divino, considerado o livro sagrado da seita, para basear sua doutrina e recusar a autoridade da Bíblia, e sinaliza o livro como "a lâmpada mais brilhante", por  isso  afirma:  "As  Escrituras  podem  ser  comparadas a uma lâmpada que ilumina a verdade. Quando aparece uma lâmpada mais brilhante, a missão da antiga declina". Logo, para Moon, a Bíblia já declinou diante do Princípio Divino.
Charles T Russell
  •   Charles Taze Russell, principal fundador do movimento das Testemunhas de Jeová, declarou a respeito dos seus seis volumes Studies in the Scriptures(Estudos nas Escrituras): "Os seis tomos de Estudo nas Escrituras constituem praticamente a Bíblia. Não são meramente um comentário acerca da Bíblia(...) Não se pode descobrir o plano divino estudando a Bíblia, Se alguém coloca de lado os Estudos, mesmo depois de familiarizar-se com eles(...) e se dirige apenas à Bíblia, dentro de dois anos volta às trevas. Ao contrário, se lê os  Estudos nas Escrituras com as suas citações, ainda que não tenha lido sequer uma página da Bíblia, ao cabo de dois anos estará na luz". Os lideres desse movimento ainda hoje se consideram portadores de uma unção especial e colocam-se  na mesma posição que os profetas e apóstolos da Bíblia. 

    Profeta Maomé
  •   Maomé também afirmou ter recebido revelações de Deus que hoje estariam contidas no Alcorão, o livro sagrado dos mulçumanos. Ainda hoje os mulçumanos rejeitam a Bíblia, dizem que os homens a falsificaram e chamam o Alcorão de a palavra de Deus.
  • Allan Kardec
  •   Allan Kardec disse que o espiritismo é a terceira revelação de Deus à humanidade. Afirma Kardec que a primeira revelação de Deus ao homem foi a Moisés, depois a Jesus Cristo e por fim a Allan Kardec. Seus escritos são fontes de autoridade para os kardecistas, estes rejeitam a Bíblia como infalível Palavra inspirada de Deus. Alziro Zarur, fundador da Legião da Boa Vontade disse que seu movimento seria a quarta revelação.

    Papa Bento XVI
  •   A Igreja Católica Romana argumenta que a Igreja produziu o Novo Testamento, portanto teria autoridade para acrescentar algo ou até mesmo modificá-lo. Por isso acrescentam à Bíblia os livros apócrifos, as encíclicas e os escritos dos pais da Igreja. Todos esses livros reivindicam autoridade divina, mas seu conteúdo está completamente destituído de elementos distintivos que conferem o caráter divino como Escrituras inspiradas e falta-lhes a autoridade profética. Isso, por si só, desfaz em cinzas sua pretensão. Quem na verdade, produziu o Novo Testamento não foi a Igreja, mas os apóstolos, os quais foram constituídos diretamente pelo Senhor Jesus(Lc 6.12-13 e Gl 1.12-13). É, portanto, a Igreja que deve ser submissa à Bíblia e não a Bíblia à Igreja.
   Todo esse disparate das seitas e religiões falsas é sempre uma preocupação para a Igreja. Primeiro, porque essas pessoas precisam conhecer o verdadeiro Jesus, revelado na Bíblia, para sua salvação; segundo, porque é nosso dever proteger o rebanho das malhas das heresias.  É fácil idantificá-las, pois as características delas é trazer nova revelação, sempre contrária a Bíblia, e para fazer valer suas inovações procuram questionar as Sagradas Escrituras ou "completá-las". Julgam-se acima da Bíblia.
  É verdade que Deus se comunica com os seus filhos, independente de sexo, idade e status social(At 2.16-18). O problema é que a arrogância espiritual faz a pessoa pensar que tem uma unção diferente e superior à de seus companheiros. As seitas surgiram assim dessa maneira, a maioria dos fundadores saíram do nosso meio.
  Somente os apóstolos e profetas receberam uma unção especial e por issi eles formam o alicerce da Igreja, o edifício espiritual de Deus:"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina", Efésios 2.20.
  A Bíblia diz que a Igreja tem um único fundamento, que é Jesus(1Co 3.11). Isso significa que seus escritos são inspirados e autoritativos para a vida e a conduta do cristão. Depois deles, ninguém mais se levantou na História com a mesma autoridade. Nem os reformadores, como Lutero e Calvino, e nem mesmo os pais da Igreja jamais ousaram chamar a si mesmos de apóstolos.

 Sempre em Cristo,

 Dc Josebias.     

15 comentários:

  1. Muito boa e proveitosa sua postagem, principalmente quando fala de Kenneth Hagin um herege gospeliano.

    METANÓIA e reforma já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Márcio!!!

      Grato pelo comentário, incremento que no Brasil os principais líderes defensores desse "ensino" são os Pastores Edir Macedo e RR Soares, além da maioria das igrejas neopentencostais e porque não dizer também por alguns progadores pentencostais?
      Por isso urge a necessidade de nos preparar bíblica e teologicamente para sairmos em defesa da "fé que uma vez foi dada aos santos".

      Sempre em Cristo,

      Dc Josebias.

      Excluir
  2. Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando compartilhamos.
    Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
    Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. Antonio Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Antonio!

      Como estão todos em Odivelas(Portugal)?
      Será sempre uma satisfação ter à altura dos vossos olhos minhas postagens.

      Já estou te seguindo.
      http://antoniobatalhaverdadeempoesia.blogspot.com.br/

      Sempre em Cristo,

      Dc Josebias

      Excluir
  3. A paz do Senhor Jesus, irmão.

    A respeito desse assunto que postou: "Revelações" adicionais, um grande perigo!”, creio pela experiência ser um assunto delicado irmão, não devemos nos envolver em discussões ou debates. É preferível que os que amam a verdade confiram os fatos por si mesmos.

    Nesse caso, minha postura é como a do apóstolo Paulo: “Nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade” (2 Coríntios 13:8).

    Jesus é o nosso Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Paulo!

      Sinto que o irmão é um tanto quanto moderado quando se refere ao trato do assunto postado, que pelo fato de ser bastante delicado não serve de justificativa para sua abordagem, pois, como ouvirão se não há quem explique ou como se converterão à verdade se não puderem pesá-las?
      Essa postagem é apenas o início de uma série, que só quem advoga a Palavra de Deus, em meio aos ataques sutís, sabe e conhece a necessidade de explicitá-las aos incautos, e trazer ao conhecimento esposado com a Palavra de Deus aos prosélitos dessas.
      Nosso objetivo não é expor pessoas(a não ser que o assunto seja ligado a ela diretamente).
      Também é minha postura não somente basear este estudo na Verdade, como também denunciar aqui, as inverdades propagadas pelas seitas heréticas, refutando-as à Luz Bíblica.
      Conto com seu apoio.

      Sempre em Cristo,

      Dc Josebias.

      Excluir
  4. Muito boa postagem de forma rápida e bíblica dá um panorama das muitas perniciosidades que vêem de pessoas que usam a própria bíblia.

    Ezequiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Ezequiel!

      Estou preparando uma série de estudo acerca dessa matéria, postarei o mais breve possível e com maior profundidade, pois urge a necessidade em nossos dias.
      Espero surpreendê-los!!!

      Sempre em Cristo,

      Dc josebias.

      Excluir
  5. Josebias, assim como o meu blog que você vistou a pouco tempo http://www.ultimarevelacao.com que leva o nome de Última Revelação dizendo em seu próprio título que Jesus é a verdadeira e Última Revelação de Deus para os homens. Quem passar disso seja anátema como diz a carta aos gálatas. Muito Bom o Post! Deus te abençoe rica e abundantemente! Estarei seguindo seu blog. Se possível siga o meu também...

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz Wilderlan!

    Como solicitado já o estou seguindo, não deixe de participar muita coisa ainda estão para ser escrita, aguarde!!!

    Sempre em Cristo,

    Dc Josebias.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz Pr Rogers!

    Continue trabalhando com afinco nesse propósito, e foco no resultado!!!
    Já te sigo também.

    Sempre em Cristo,

    Dc Josebias.

    ResponderExcluir
  8. Passei para ler e aprender um pouco mais.
    Que a paz de Cristo seja na sua casa, sua vida e seu ministério.

    ResponderExcluir
  9. Após ler o conteúdo, uso o direito que tenho para esclarecer que o conteúdo exposto acima a respeito do que ensina o Reverendo Sun Myung Moon (Reverendo Moon) é completamente distorcido e desrespeitador. Tudo o que o Rev. Moon ensina é porque ele aprendeu de Jesus e de Deus, portanto ele jamais negaria a Bíblia Sagrada...esse estória de dizer que o Rev Moon considera Jesus um fracassado é uma defesa para cobrir o sentimento de culpa de mais de 2000 anos de falha tanto do judaísmo quanto do cristianismo por não entenderem a educação que Deus nos quis e nos quer. Chegamos num período da história em que toda a verdade deve ser revelada e eis que surge a intolerância e os desrespeitos com os filhos de Deus...Enxergo falta de respeito e declínio espiritual...arrogância e soberba, mais um pouco e não terão como negar a verdade que desde a fundação do mundo já estava e que o Reverendo Moon no nosso tempo a apresentou.

    ResponderExcluir
  10. Lido.
    Gostei do Layout do seu blog.
    Fabuloso!
    Elisabeth Lorena Alves

    ResponderExcluir
  11. Rapaz, ainda não havia lido essa sua postagem, apesar de antiga. Excelente artigo para o momento tão trágico que vivemos, no que tange ao aumento das seitas e das heresias.
    Na Paz Divina.

    ResponderExcluir