sábado, 20 de dezembro de 2014

Cristologia (2)

Jesus, o Verbo de Deus

   Curiosamente, em nossos dias há pretensas pessoas que alegam, baseadas em pesquisas recentes, que Jesus nunca existiu. É fácil dizer que uma pessoa nunca existiu 2 mil anos após o registro de sua história. A questão é que o homem do século 21 precisa escolher se dará crédito às pessoas que viveram na época de Cristo e relataram que viram o Senhor, ouviram seus ensinos e o tocaram, ou se dará crédito a escritores que não viveram naqueles dias e dizem, mesmo assim, que suas opiniões são dignas de crédito, ainda que não tenham estado lá e presenciado os fatos. Preferimos, não apenas por causa da fé, mas também por causa da credibilidade das testemunhas da época e da convicção de sua eternidade do Senhor, crer que Ele existiu, e que a sua morte nos trouxe a vida. Ele também vive e não muda: "Jesus é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente", Hb 13.8.

O verbo exprime ação. A expressão "verbo" refere-se aos termos "pensamento", "razão". Para a cultura grega, este vocábulo representa algo tão sólido quanto uma parede. Verbo, portanto, transmitia a ideia de existência. Neste aspecto, o Senhor Jesus Cristo reflete o pensamento de Deus, e a manifestação terrena da existência e do poder divino. O apóstolo João demonstra a importância do Verbo de Deus e a sua existência quando diz:"O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida". 1Jo 1.1. O escritor não apenas viu e ouviu, mas também tocou Jesus.

O verbo cria. João começa seu
evangelho demonstrando a existência do Senhor, e também o poder criador do Senhor Jesus Cristo. "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez", Jo 13. Isso demonstra que não estamos aqui por acaso, abandonados à própria sorte em um mundo injusto, mas que "tudo"- natureza, animais, pessoas - é fruto de sua criação. Todos fomos feitos por Ele. A criação denota um trabalho inteligente, planejado, ao passo que a teoria da evolução precisa do acaso para ter efeito e, mesmo assim, esse acaso precisa combinar determinados elementos para tentar funcionar. Jesus disponibiliza o seu poder para o crente para que este dê fruto:"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis  fazer"Jo 15.5.

O verbo ilumina.  Diferente de diversos líderes religiosos, que se auto proclamam iluminados e que carecem de luz, Cristo é a própria a Luz. Apenas Ele tem poder para desfazer as trevas da humanidade. Davi recordando-de de seus momentos mais difíceis, disse acerca do Senhor: "Porque acenderás a minha candeia; O Senhor, meu Deus, alumiará as minhas trevas", Sl 18.28. A luz sempre faz diferença onde chega pois traz segurança e verdade, e Jesus é a Luz  dos homens(Jo 1.4).

   Sempre em Cristo,
   Josebias Onorato

Acompanhe a série:
Cristologia (1) - Jesus, quem é este homem?


Um comentário:

  1. luz quer dizer conhecimento sabedoria e ciência, pois somente jesus tem esse poder de ensinar e clarear em nossas mentes o conhecimento através de luz.
    haja luz ou seja, haja sabedoria e ciência, pois somente com a ciência que podemos separar os pecados da nossa vida cotidiana, e a luz veio para mostrar o pecado e separá-lo de nós.

    sem pecado andamos na luz, com pecado andamos no escuro ou nas trevas mas a luz veio para nos separar do pecado.

    com a luz podemos andar no caminho do escuro sem que tropecemos em pedra alguma, sem luz tropeçamos e não sabemos para onde iremos, mas com aluz sabemos que iremos morar com Deus.

    ResponderExcluir