quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CURIOSIDADES BÍBLICAS E DO MUNDO CRISTÃO(3)

 Karl Friedrich Marx foi cristão?
Karl Marx
 O pai intelectual do comunismo, só tornou-se ateu a partir dos 19 anos. Antes, ele chegou a escrever em sua tese O Jovem e a escolha de sua carreira que os jovens deveriam observar a vontade de Deus para suas vidas, e se sacrificar por ela. Aos 17 anos, em seu curso ginasial, respondendo a uma prova sobre A união dos crentes com Cristo, afirmou: "Onde Cristo expressa com maior clareza a necessidade de união com Ele do que na bela parábola da vinha e seus ramos, na qual Ele se compara com a vinha e nos compara com os ramos? Os nossos corações, a razão, a História, a Palavra de Deus, tudo nos faz apelos em altas vozes, convincentemente, dizendo-se que a união com Ele é absolutamente necessária, que sem Ele seríamos rejeitados por Deus, que somente Ele é capaz de libertar-nos. Uma vez que um homem tenha atingido essa virtude, essa união com Cristo esperará calma e tranquilamente os golpes da desventura. Opor-se-á bravamente às tempestades da paixão e resistirá impavidamente aos rugidos dos iníquos, pois quem poderia arrebatá-lo do seu redentor?" Dois anos depois de escrever isso, declarou-se ateu. Aos 27 anos, afirmou: "A religião é o ópio do povo". 

 Circuncisão pode reduzir risco de contrair Aids?
  A circuncisão masculina parece reduzir em 60% o risco de se contrair o vírus da Aids, segundo um novo estudo publicado na Public Library of Science Medicine.
 Os resultados do estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Doenças Contagiosas, de Johanesburgo,  África do Sul, e por uma equipe de pesquisadores franceses, confirmam a hipótese da comunidade científica sobre os benefícios da circuncisão. 
 Os cientistas recrutaram 3.274 voluntários sul-africanos de idades compreendidas entre 18 e 24 anos, a metade deles circuncidada, e acompanharam a evolução dos dois grupos durante 21 meses. Do grupo dos circuncidados, 20 contraíram Aids, enquanto 49% dos do outro grupo foram infectados com o vírus HIV.
 A diferença entre os dois grupos era tão marcante que o estudo foi suspenso por motivos éticos, afirmou o jornal britânico The Guardian. Peter Cleaton-Jones, da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburg, advertiu, no entanto, contra a conclusão equivocada de que a circuncisão equivale a uma vacina contra o vírus da imunodeficiência humana adquirida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, embora se demonstre que a circuncisão é uma intervenção eficaz para reduzir o risco de contrair a Aids, isso não significa que a cirurgia impede a infecção poe esse vírus durante o ato sexual. Os cientistas ainda não entendem inteiramente porque a circuncisão oferece certa proteção contra a Aids, mas se sabe que a parte do prepúcio eliminada é rica nas chamadas células de Langerhans, a que o vírus HIV se liga facilmente.  

Ir a igreja melhora renda?
 O comparecimento a cultos religiosos pode enriquecer a alma, mas também engorda a carteira, afirma uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Johathan Gruber, em seu estudo, intitulado Estrutura do Mercado Religioso, Participação Religiosa e Renda: A Religião é Boa para Você?",  escreve: "Quando alguém dobra a sua frequência de comparecimento aos cultos, isso provoca um aumento de 9,1% na renda do lar".
 "Os que possuem mais fé podem ser menos estressados" a respeito dos problemas do dia-a-dia que impedem o sucesso no mercado de trabalho e no casamento. Por isso, eles seriam mais bem-sucedidos", disse a pesquisa, divulgada pela Agência Nacional de Pesquisa Econômica.
 O comparecimento aos cultos corresponde a níveis mais alto de formação escolar e renda, níveis mais baixos de recorrência ao serviço público de saúde, taxas mais altas de casamento e taxas mais baixas de divórcio, diz o estudo.
 O pesquisador dividiu as pessoas em sete grupos: católicos romanos, judeus, protestantes liberais, protestantes moderados, protestantes conservadores, outros e nenhuma religião.

 Sempre em Cristo,

 Dc Josebias.

Um comentário:

  1. E Karl Marx não só virou ateu, mas, em uma de suas obras mostra que na sua juventude ele tinha o desejo de "destronar Deus" como infímo desejo, e também se tornou satanista junto com intelectuais. Interessante que um homem que teve contato com a Palavra pôde chegar a tal nível.
    paz em Cristo,

    Ezequiel

    ResponderExcluir