sábado, 21 de julho de 2012

Posturas do Professor de EBD (1)

 Com o objetivo de ajudar os professores a serem mais efetivos no seu ofício, seguem algumas dicas de como deve ser a postura frente a sua classe. A dica serve também para quem lida diretamente com público já que é pertinente ao convívio social, porém, escrevo especialmente aos professores e demais envolvidos com EBD.
 Crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens, adultos e idosos, cada faixa etária tem suas características próprias. Diferentemente do que se possa pensar ou parecer, à primeira vista, as regras de postura social não são uma expressão de soberba ou vaidade. Muito menos figuram como entrave ao convívio cristão. Ao contrário, são fatores relevantes no desenvolvimento de uma boa aula e estão inter-relacionados com a educação, além de constituírem deveres do bom cristão.

  1) Comece sempre a aula na hora marcada para incentivar e premiar o aluno pontual, mesmo que apenas uma única pessoa esteja presente. Outros chegarão. Se não chegarem, não se preocupe, porque a lição será apenas àquele presente. Ainda assim você será usado por Deus. Não se deixe intimidar ou afetar psicologicamente pela ausência. Dê apenas uma justificativa. Não caia no erro de ficar explicando os possíveis motivos pelos quais os demais alunos não compareceram à aula.

 2) Cumprimente cada um que entra como se fosse um candidato à presidente da República. É muito importante que os estudantes saibam e experimentem que a sua classe
é a mais amistosa do planeta.

 3) Faça de sua classe uma prioridade. O melhor método de demonstrar à sua classe que ela é sua prioridade é você encará-la como prioridade nos seus interesses. Quanto melhor preparado estiver o professor, mais facilidade terá em responder às eventuais perguntas com sinceridade, mesmo que seja para agendar a resposta para uma próxima aula.

 4) Recompense o empenho dos que são assíduos de forma mais consistente. Envie um e-mail, dê um cartão ou crie alguma outra forma de incentivo extra que seja capaz de demonstrar apreciação por sua constância e ainda ajude a pessoa a superar suas limitações na aprendizagem.

 5) Dê bom acolhimento ao atrasado, não o puna. Capture a atenção dele com uma rápida sinopse do que você está ensinando à classe. Emende: "Maria, temos satisfação pelo fato de que, mesmo atrasada, você tenha perseverado em estar conosco. nós estamos discutindo hoje a diferença entre o crescimento espiritual de José e o de Daniel...".

 6) Deixe para saber, em particular, o que motivou o atraso. Ouça os motivos, ofereça ajuda, apoio e um conselho estimulante para que o fato não venha se repetir. Caso haja reincidência, mantenha a paciência e pense em nova estratégia para ajudar a pessoa.

 7) No caso do atraso crônico, é preciso que se investigue os motivos que levam a esse comportamento. Cabe ao professor conversar com o indivíduo, em particular, e explicar-lhe, de modo a conscientizá-lo, que a Igreja se preocupa com ele não só do ponto de vista da constituição espiritual, mas também em sua formação como cidadão. O atrasado crônico pode vir a ser um preguiçoso, o que fatalmente trará implicações à sua vida profissional (Eclesiastes 10.18).   

 8) Àqueles que faltaram à classe, nunca diga: "Onde você estava?", porém "Sentimos muito a sua falta". A primeira frase já deixa o aluno na defensiva, porque se sente cobrado. A segunda denota interesse sincero. Tratá-los como pessoas maduras dá mais resultado, pois os estimula a agir como tal.

 9) Um polegar erguido, um aceno, um piscar de olho ou um toque precisam ser percebidos e valorizados. Quanto antes forem atendidos, menos você terá negligenciado em demonstrar a estima e o apreço aos alunos.

 10) Alunos não gostam de olhares indiferentes, de palavras arrogantes nem de gestos bruscos. Daí manter a concentração durante todo período de aula é fundamental para poder transmitir equilíbrio aos alunos. Lembre-se de que muitos chegam à aula depois de terem enfrentado uma verdadeira guerra espiritual.

 "...se é ensinar, haja dedicação ao ensino;" Rm 12.7

 Sempre em Cristo,

 Dc Josebias.  

3 comentários:

  1. A paz Josebias, já cometi alguns erros na minha sala de adolescentes.Corrigidos pelo amor de Cristo.
    Maravilhosa postagem.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que ainda há crentes que valorizam a EBD e o professor de EBD!
    Deus te abençoe. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. gostei e aprendi bastante sobre este tema irmão josebias... que o SENHOR continue o abençoado mais e mais! a paz do SENHOR.

    ResponderExcluir