segunda-feira, 23 de julho de 2012

CURIOSIDADES BÍBLICAS E DO MUNDO CRISTÃO(2)

  • O Livro mais atual. Pesquisas bibliográficas informam que, de cada 1.000 livros publicados, 650 são esquecidos depois de um ano; 150 são esquecidos depois de três anos; 50 são lembrados depois de sete anos. Dos quase 50 mil livros publicados no século XVII, apenas 59 foram reeditados. Mas  Bíblia, depois de dois mil anos, ainda é o livro da humanidade, de todas as gerações, de todos os tempos, de todos os povos. Desde Gutemberg, que em 1448 imprimiu o primeiro exemplar da Bíblia Sagrada, edições repetem-se ininterruptamente, nos quatro cantos da terra. Mais de um bilhão de exemplares das Escrituras já foram divulgados! É o Livro, também de nossa geração. Sua mensagem é eterna.
  • A Bíblia e o pecado. John Bunyan citado por D. L. Moody- " Ou a Bíblia nos afasta do pecado ou o pecado nos afasta da Bíblia".
  • Cristovão Colombo(1451-1506). "Em 1492, Colombo atravessou o oceano e descobriu a América". A frase é bastante conhecida. Porque Colombo fez isso, mesmo depois de ter sido chamado de maluco pelo povo por querer chegar à Ásia navegando rumo ao Oeste? Curiosamente, Colombo empreendeu essa famosa viagem orientado pela Bíblia. Ele acreditava que sua viagem através do
    Atlântico seria o cumprimento de uma profecia de Isaías, na qual Deus ordena: "Do oriente convoco[...] de uma terra bem distante, um homem para cumprir o meu propósito"(46.11). Colombo estava equivocado em um aspecto: ele jamais chegou a Ásia, embora  tivesse certeza que o faria. Após a terceira viagem ao Novo Mundo, Colombo escreveu a obra intitulada Um Livro de profecias, no qual explicou como várias profecias da Bíblia haviam sido cumpridas em suas viagens. Ele estava convencido de que "nem lógica nem a matemática haviam sido de grande ajuda, mas a profecia de Isaías fora totalmente cumprida".
  • Canticos dos Degraus. Os Salmos 120 a 134 são chamados "Canticos dos degraus" (ARC). Segundo a tradição, eram cantados ou recitados enquanto os adoradores subiam a escada do Templo de Jerusalém.
  • Imamnuel Kant. "A existência da Bíblia, como livro para o povo, é o maior benefício que a raça humana já experimentou. Todo o esforço por depreciá-la é um crime contra a humanidade".
  • Nos tempos bíblicos, no casamento, as atenções eram centralizadas no noivo e não na noiva. Isto porque a noiva saia ao encontro do noivo com um véu e ninguém podia vê-la. Somente no 7º dia de festa a noiva era apresentada aos convidados, tipificando a Igreja que no arrebatamento não será vista pelo mundo, somente na revelação de Jesus, 7 anos depois, Ap. 1.7.
  • Ao nascer uma criança em um lar hebreu, se fosse menino, a mãe se purificava 40 dias; se fosse uma menina, era 80 dias, exatamente o dobro, Lv 12.2-5.
  • A cerimônia de adoção, consistia na prática do parto ser feito sobre os joelhos de uma mulher. Assim Raquel adotou os filhos de sua escrava Bila, ver Gn 30.3.
  • Voltaire. "Deus criou o homem à sua imagem, conforme a sua semelhança, e o homem não fez por menos-criou deuses à sua imagem, conforme a sua semelhança".
  • "Jesus". Na língua grega o nome Jesus e a palavra salvar, são semelhantes. Jesus é a forma grega do nome hebraico Josué que significa "Jeová Salva", ou o "Senhor salva". Na época em que Cristo nasceu, o nome Jesus era bem comum. O historiador Josefo menciona 18 pessoas com o mesmo nome. No Novo Testamento, encontramos "Barjesus", gr. Filho de Deus(Atos 13.6), e Jesus chamado "Justo", um cooperador do apóstolo Paulo(Colossenses 4.11).
  • Escola Dominical. Há mais de 200 anos, na cidade de Gloucester, Inglaterra, começou a funcionar a Primeira Escola Bíblica Dominical, que hodiernamente se chama: Escola Bíblica Dominical. Graças à diligência, ao amor e a liberalidade de um crente chamado Robert Raikes. Hoje, milhões de pessoas, em todas as partes do mundo, estudam a Palavra de Deus nas Escolas Dominicais. Assim, a ideia de Raikes foi uma semente donde se originou essa majestosa floresta. Leia Sal1 119.11 e 105.
  • As sete frases de Cristo na cruz. Os quatro evangelhos narram a crucificação de Jesus, e cada um fornece detalhes não mencionados pelos outros. De acordo com as informações contidas nos quatro Evangelhos, as palavras de Jesus enquanto estava na cruz foram:                                                                    
          1) " 'Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo' ".         
          2) Ao ladrão: " 'Eu lhe garanto : Hoje você estará comigo no paraíso' ".
          3) A Maria e ao discípulo amado: " ' Aí está o seu filho' ".
          4) " 'Eloí, Eloí, lamá sabactâni?', que significa 'Meu Deus! Meu Deus! Porque me abandonaste?' ".
          5) " 'Tenho sede' ".
          6) " 'Está consumado!' ".
          7) " ' Pai, nas tuas mão entrego o meu espírito' ".
"A alegria é alguma coisa que é multiplicada quando dividida".
Walter Knight. 

 Sempre em Cristo,

 Dc. Josebias.

2 comentários:

  1. A Bíblia com toda a certeza é o único, mais atual e totalmente correto manual de vida. Deus o abençoe sempre. http://mateusemiliomazzochi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Mateus!

    Corrigido, Deus abençoe grandemente.

    Sempre em Cristo,

    Dc Josebias.

    ResponderExcluir