Raiz de aberrações
Uma consequência bastante inquietante da negligência do ensino doutrinário a todos que zelam pela ortodoxia e ortopraxia cristãs é o surgimento de aberrações espirituais.

Há uma síndrome de especialização em andamento, fazendo surgir "igrejas do louvor", "igrejas do amor', "igrejas da família", "igrejas evangelísticas" e assim por diante.
Tal especialização já vai se introduzindo nos cultos, ao ponto de adaptar o serviço oferecido na igreja ao "público consumidor", com horários e programações especializadas. Por exemplo: culto de libertação, culto de louvor, culto da família, culto da prosperidade, sessão de descarrego etc.
É um equívoco pensar em marketing para o verdadeiro Evangelho, uma vez que a ambição do homem sem Deus é frontalmente oposta aos requisitos de uma vida espiritual. Não há como atrair de modo honesto o pecador à doutrina cristã para sua salvação, a não ser que este seja alcançado pela graça de Deus que acompanha a verdadeira proclamação no homem e do poder de Cristo para livrá-lo. O verdadeiro doutrinador não está preocupado se o auditório sente-se confortável com a palavra que há de ensinar. Pelo contrário, está desejoso que os seus ouvintes voltem para seus lares inconformados com uma maneira de viver sem Deu, sem paz e sem salvação. O verdadeiro doutrinador prega a Cristo e este crucificado.
O surgimento de doutrinas falsas é um sinal dos tempos, conforme Mateus 24.11; 1 Timóteo 4.1 e 2 Pedro 2.1.

Outros vivem de "amarrar" demônios, além de estabelecer um verdadeiro festival de deboche, propondo sem qualquer pudor diálogos com demônios para deslumbramento de seus auditórios, repletos de incautos e desconhecedores dos ardis de Satanás. Estes esqueceram-se da advertência de 2 Corintios 2.11.
Há ainda o culto aos anjos, uma modalidade tão antiga quanto o próprio nascimento da Igreja, pois desta espécie de culto o apóstolo Paulo nos advertiu em Colossenses 2.18. Em algumas igrejas, já há cadeira reservada para anjos e, como se não bastasse, são-lhes prestadas reverências e homenagens. Parece que o misticismo chegou com grande força entristecendo os verdadeiros fiéis, que não aceitam outro evangelho, ainda que um anjo do céu viesse anunciá-lo. Não queremos compartilhar deste anátema (Gálatas 1.8). Nosso Senhor é Todo-suficiente.
Paulo adverte em Colossenses 2.8-10:
"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porque nele habita toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade".
Se estamos em Cristo, permaneçamos na Palavra Dele.
Sempre em Cristo,
Dc Josebias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário